sábado, 6 de setembro de 2008

Em fase de adaptação…

Sem dúvida que o mais fácil é habituar-me ao calorzinho que por cá se faz sentir, mesmo quando chove a cântaros. De vez em quando lá corre um ventozito que me arrepia e tenho que ouvir o Ernestinho dizer:
- “Só tu para teres frio em Angola!”
Confesso que também não foi nada complicado habituar-me à ideia de ter uma empregada. Aliás, foi a minha primeira grande amiga angolana. Para além de me ajudar nas rotineiras lides domésticas, partilha receitas, informa-me sobre o que se passa no famoso Roque e adora ir comigo às compras. Na verdade, eu é que adoro ir com ela, porque ainda tenho receio de andar sozinha nas ruas de Luanda. Há quem diga que não tenho razões para ter medo, mas também há quem me peça para ter cuidado. Não sei, estou a tentar não correr riscos desnecessários enquanto formo a minha própria opinião.
Agora, o que tem sido mais difícil… bem… a loucura dos preços que aqui se praticam, pelo menos para nós, expatriados. Não é todos os dias que se vê uma alface a €18 ou um iogurte a €2,5!
E por falar em loucura, o que realmente arrepia é o trânsito. Sem qualquer exagero, é caótico! Surgem carros, motas e peões de todos os lados, mesmo dos mais improváveis. Não é raro formarem-se quatro filas numa estrada com duas faixas, nem confrontarmo-nos com alguém em contra-mão. Em breve vou aventurar-me…



Nenhum comentário: